Folha de Itupeva - Ed. 20
Esporte movimenta fim de semana em Itupeva; artista Luiggi Vianna eterniza a história da cidade; BC revisa PIB de 2025; PEC da Blindagem é barrada no Senado — e mais.
Prezadas leitoras, caros leitores!
O fim de semana em Itupeva foi marcado por atividades que uniram esporte, lazer e cultura. No Ginásio Municipal Dorival Raymundo, o 1º Torneio Interescolar de Futsal e o 16º Festival de Minivôlei reuniram centenas de crianças, familiares e professores, destacando valores como cooperação, socialização e inclusão.
Enquanto isso, na Praça de Eventos da Pedreira, o 1º Encontro de Atividades de Aventura ofereceu opções de lazer para toda a família, reforçando o vínculo comunitário e mostrando a diversidade de iniciativas que movimentam Itupeva.
Nesta edição, a reportagem da série “Talentos de Itupeva” celebra Luiggi Vianna, artista plástico que transforma a história e a cultura local em memória viva, conectando passado e presente da cidade.
O leitor também confere informações práticas e relevantes para o dia a dia, como mudanças no trânsito da Rua Geraldo Ferraz, atualização das projeções econômicas do Banco Central e os riscos das infecções por Aedes aegypti durante a gestação. Para os momentos de lazer, trazemos ainda novidades no entretenimento, como a série Alien: Earth.
Boa leitura.
Giva L. Góes
Editor
ITUPEVA
Esporte movimenta fim de semana em Itupeva com minivôlei e torneio de futsal
O Ginásio Municipal Dorival Raymundo foi o centro das atenções esportivas em Itupeva neste fim de semana. A arena recebeu, no sábado (27) e no domingo (28), dois eventos que movimentaram centenas de crianças, familiares e professores, reforçando o papel do esporte como ferramenta de integração e aprendizado.
No sábado, aconteceu o 1º Torneio Interescolar de Futsal – Bom de Bola, organizado pela Prefeitura de Itupeva. A partir das 8h, estudantes dos 4º e 5º anos das 16 escolas municipais entraram em quadra, levando pais e familiares às arquibancadas. A competição, iniciada em julho com jogos interclasses, busca estimular a prática esportiva e fortalecer valores como cooperação e socialização, em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Já no domingo, ocorreu o 16º Festival de Minivôlei de Itupeva, já consolidado no calendário esportivo da cidade. O evento contou com a participação de cerca de 500 crianças nascidas entre 2012 e 2016. Com apoio de escolas e projetos esportivos, o festival proporcionou uma manhã de diversão, inclusão e incentivo ao voleibol, acompanhada por centenas de pessoas entre familiares e professores.
E MAIS…
A Praça de Eventos da Pedreira recebeu o 1º Encontro de Atividades de Aventura no sábado (27). O evento ofereceu brinquedos infláveis, parede de escalada, algodão doce e pipoca gratuitos, voltados para crianças e famílias da região.
A ação buscou promover lazer e convivência, reunindo moradores e visitantes em atividades de diversão e aventura.
TALENTOS DE ITUPEVA
Luiggi Vianna: o artista que eterniza a história de Itupeva
Existem pessoas que usam a arte para transformar o mundo à sua volta. O artista plástico, em sua essência, é um agente de transformação cultural e social, utilizando suas criações para expressar visões de mundo, provocar reflexões e enriquecer a sociedade.
Ao dar forma a tradições, valores e narrativas, o artista contribui para a identidade de um povo, e suas obras têm o poder de transformar espaços e oferecer momentos de tranquilidade e contemplação. A arte estimula o senso crítico, a criatividade e o desenvolvimento intelectual, e as obras de arte são um legado que transcende o tempo, preservando a memória cultural para as futuras gerações.
A série “Talentos de Itupeva”, da Folha de Itupeva, tem o prazer de apresentar Luiggi Vianna, itupevense de alma branca, coração valente e mãos coloridas. Pintor, escultor, desenhista, muralista, catedrático e, com muito orgulho, declara ser funcionário público. Uma alma que, com traços e cores, eterniza a história e a cultura de nossa cidade, sendo um testemunho de como a arte pode ser uma ferramenta poderosa para contar histórias.
TRÂNSITO
Itupeva proíbe estacionamento em trecho da Rua Geraldo Ferraz
A partir desta segunda-feira (29), motoristas que circulam pela Rua Geraldo Ferraz, em Itupeva, devem ficar atentos a uma mudança importante no trânsito local. A Prefeitura anunciou recentemente a proibição de estacionar em ambos os lados da via no trecho final de aproximadamente 50 metros, nas proximidades da rotatória.
De acordo com a administração municipal, a medida foi adotada para aumentar a segurança viária e garantir melhor fluidez no tráfego. “Atualmente, o estacionamento de veículos no local tem prejudicado a passagem e já ocasionou acidentes, o que motivou a urgência da intervenção”, destacou a Prefeitura em nota.
ECONOMIA
Banco Central revisa PIB de 2025 para 2% e prevê apenas 1,5% em 2026
O Banco Central revisou para baixo a projeção de crescimento da economia brasileira. De acordo com o novo Relatório Trimestral de Inflação, a expectativa para 2025 caiu de 2,1% para 2%. Já para 2026, a projeção é ainda menor: apenas 1,5%.
O documento aponta que a atividade econômica deve perder força nos próximos anos, em meio à desaceleração global, ao juro alto no Brasil e à desorganização das contas públicas. A inflação também continua acima da meta: deve fechar 2025 em 4% e só se aproximar do centro da meta em 2027.
Para economistas, o quadro é preocupante porque se soma a um ambiente fiscal cada vez mais frágil. Quando o presidente Lula assumiu o governo, a dívida pública estava em torno de 70% do PIB. Agora, a estimativa é que chegue a 81% em 2026, um salto de 11 pontos percentuais.
A avaliação é de que, sem reformas estruturais e maior controle dos gastos públicos, o país corre o risco de manter o ciclo de baixo crescimento, inflação resistente e endividamento crescente, cenário que pode comprometer investimentos e o poder de compra da população nos próximos anos.
ENTRETENIMENTO
“Alien: Earth” apresenta híbridos humanos e deixa xenomorfo em segundo plano
O universo de Alien é rico e fascinante, com altos e baixos (com Covenant sendo o pior de todos na minha opinião), e uma boa recuperação em Romulus, seguido agora pela mais recente série do Disney+, Alien: Earth (Alien: Terra, em tradução livre), que tem um saldo bastante positivo, embora algumas situações causem estranhamento.
A princípio, a construção da história, apresentação dos personagens e até a leve exploração da realidade daquele futuro distópico, é muito bem feita, com foco em duas das cinco grandes corporações que comandam o mundo, principalmente a Prodigy.
O destaque fica por conta dos híbridos, uma espécie que surge pela primeira vez na série e são o foco da história. E talvez seja necessário um aprofundamento para explicar porque, mesmo nas histórias que se passam no futuro, eles nunca foram sequer citados.
O foco é a jovem Wendy (Sydney Chandler), que carrega com extrema competência o protagonismo e a atriz transmite a intensidade necessária para a sua importância na série.
O androide Kirsh também tem um papel importante na trama e Timothy Olyfant, ator talentoso, não desperdiça a oportunidade de torná-lo um dos destaques e para praticamente todas as suas cenas são interessantes, com seus reais objetivos sempre obscuros e suspeitos (como costuma ser comum no universo Alien).
Vale citar também Samuel Blenkin como Boy Cavalier, o “gênio mais burro” que já vi, o que pode até ser explicado pelo seu TDAH fora de controle — ainda assim, não deixa de incomodar e parecer mais como algumas barrigas de roteiro, principalmente no episódio final.
Por fim, Babou Ceesay acerta o tom no limite da amargura e determinação de Morrow — que facilmente poderia cair na vilanice.
O restante dos “garotos perdidos” tem seus momentos (principalmente Sightly e Smee, com o primeiro sendo levemente irritante em sua estupidez), mas não o suficiente para terem uma importância maior do que coadjuvantes para mover a história.
A série também diversifica ao apresentar outros predadores alienígenas assustadores — o “bicho-olho” particularmente — e embora isso roube um pouco o protagonismo do próprio Alien, que aqui acaba pouco explorado, o resultado é compensado e interessante com as novas formas de vida. A ligação de Wendy com o xenomorfo serve para deixar a jovem quase tão ameaçadora quanto o monstro em alguns momentos, ainda que cause estranhamento imaginar alguma criatura criando qualquer sintonia com um Alien (algo que talvez possa ser explicado buscando algum tipo de semelhança entre a relação dela como se fosse uma Rainha — a conferir).
Com uma estrutura bem construída, com pelo menos um episódio acima da média — o que mostra o que aconteceu na nave da Weyland-Yutani antes da queda na Terra, um thriller que honra muito bem o que fez de Alien uma franquia tão amada — a primeira temporada culmina em um final um pouco confuso, com Prodigy se mostrando uma corporação quase “amadora” em suas defesas e preparo para se proteger, o que é bem decepcionante.
Ainda assim, o ponto de virada e domínio dos Garotos Perdidos abre muitas possibilidades para uma sequência, que parece ser realmente um dos objetivos principais da série: explorar uma “super-raça humana”, enquanto o xenomorfo se esgueira e sibila nas sombras. Nota 8.
EXTRA, EXTRA!
As manchetes do final de semana
📰 Fla defende cavadinha, vence o Corinthians de virada e dispara na liderança do Brasileiro
📰 Jovem de Itupeva desaparece após pegar carro por aplicativo
📰 Brasil precisa ser consertado comercialmente, diz secretário dos EUA
📰 Bolsonaro quer discutir com Tarcísio chapa ao Senado Federal em SP
📰 Depoimentos inéditos mostram como PCC ameaçava empresários para lavar dinheiro do crime
SAÚDE
Infecções por Aedes aegypti aumentam risco de complicações no parto
As doenças transmitidas pelo Aedes aegypti — dengue, zika e chikungunya — representam um risco à saúde materno-infantil no Brasil. Pesquisa conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e publicada na revista Nature Communications analisou mais de 6,9 milhões de nascidos vivos entre 2015 e 2020 e concluiu que a infecção por arboviroses durante a gravidez aumenta o risco de complicações no parto, prematuridade, baixo peso e pode levar até ao óbito neonatal.
O levantamento foi realizado pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde da Fiocruz Bahia e mostra que os riscos variam conforme o tipo de vírus e o período da infecção.
A dengue foi associada a partos antes do tempo, baixo peso ao nascer e anomalias congênitas. Já a zika apresentou efeitos mais severos, com destaque para o aumento de mais de duas vezes no risco de más-formações congênitas. A chikungunya também se revelou perigosa, elevando a probabilidade de morte neonatal e de alterações no desenvolvimento fetal.
Os impactos são mais severos em comunidades vulneráveis, onde a exposição ao mosquito transmissor é maior. Além do risco à saúde, o custo do cuidado de crianças com anomalias congênitas ou complicações neonatais recai, em grande parte, sobre famílias de baixa renda.
Entre outubro e maio, a incidência de casos de dengue aumenta. Por isso, é preciso reforçar os cuidados, como eliminar lugares com água parada que podem se tornar focos do mosquito, como pneus, pratinhos de plantas e entulhos nos quintais, além de buscar uma unidade básica de saúde em caso de sintomas.
Quadro geral. No Brasil, a dengue é a arbovirose de maior incidência. De acordo com dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, em 2025 foram registrados mais de 1 milhão e meio de casos prováveis da doença em todo o país, com mais de mil e seiscentas mortes.
POLÍTICA
PEC da Blindagem é barrada no Senado após pressão popular e reação de parlamentares
A chamada PEC da Blindagem, que chegou a ser aprovada pela Câmara dos Deputados com mais de 340 votos, teve sua trajetória interrompida. A proposta foi rejeitada por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o que levou ao seu arquivamento definitivo.
O texto previa que caberia ao Congresso autorizar ou não o julgamento de parlamentares pela Justiça, mas a medida perdeu força rapidamente. Nos dias que se seguiram à votação na Câmara, a repercussão negativa cresceu, com manifestações nas ruas e forte mobilização nas redes sociais. Deputados que haviam apoiado a matéria começaram a divulgar notas e vídeos de retratação, alegando pressões políticas ou acordos que não se sustentaram.
Entre os pontos mais criticados estava a reintrodução do voto secreto, inserido no texto de última hora, o que ampliou a percepção de retrocesso. No Senado, a avaliação predominante foi de que insistir na proposta significaria aumentar o desgaste da classe política.
Com a decisão da CCJ do Senado, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, citou o regimento interno e determinou o arquivamento imediato, sem necessidade de votação em plenário.
BRASIL
Bandeira vermelha 1 terá cobrança extra na conta de luz em outubro
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária para outubro será vermelha nível 1. Isso significa que as contas de luz continuarão com cobrança extra, embora menor do que no mês anterior.
Em setembro, a bandeira aplicada era a vermelha nível 2, indicando uma taxa adicional mais alta. Com a mudança para o nível 1, os consumidores terão uma redução na cobrança extra, mas ainda sentirão o impacto nas faturas.
As bandeiras tarifárias têm a função de sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica no país. Sempre que a produção de energia se torna mais cara, a cobrança adicional é automaticamente aplicada nas contas.
Além disso, a Aneel projeta que, em 2025, a conta de luz deve ter um reajuste médio de 6,3%. Esse valor indica que as tarifas de energia elétrica devem subir acima da inflação prevista pelo mercado financeiro, que está estimada em 5,05% para este ano.
ACONTECE
2ª Feira de Empreendedorismo da Mulher chega a Itupeva
Itupeva vai sediar, nos dias 11 e 12 de outubro, a 2ª edição da Feira de Empreendedorismo da Mulher. O evento será realizado no Salão de Eventos da Igreja Santo Antônio, na Avenida Brasil, nº 1298.
A feira contará com 60 estandes destinados à exposição e venda de produtos e serviços de empresas que tenham, em seu quadro societário, pelo menos uma mulher. A iniciativa busca valorizar negócios liderados por mulheres e fomentar a participação feminina no empreendedorismo local.
No sábado, a feira ocorrerá das 10h às 18h, e no domingo, das 14h às 18h. O público poderá conhecer uma variedade de produtos e serviços, além de acompanhar de perto o trabalho de empreendedoras da região.
MAIS EVENTOS
Até 5 de outubro, acontece a primeira edição do Festival Gastronômico e Turístico de Itupeva. Com a parceria de mais de 30 empreendimentos itupevenses, o objetivo é fomentar a atividade turística e gastronômica do município.
A Prefeitura de Itupeva abriu as inscrições para o Concurso da Corte da 18ª Expo Uva, que elegerá a Rainha, Princesas e Vinhateiras de 2025, simbolizando a beleza, a elegância e a força da produção de uvas. O evento, que celebra a cultura e a tradição da cidade, acontecerá no dia 30 de outubro de 2025.
As inscrições para o 5º Concurso Miss Beleza Negra seguem abertas até 10 de outubro e podem ser feitas pelo site oficial da Prefeitura de Itupeva ou presencialmente na Casa da Cultura.
TEMPO
Confira a previsão do tempo para esta semana em Itupeva
Segunda-feira (29) ⛅ Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Máxima de 32° e mínima de 17°.
Terça-feira (30) ⛅ Sol e muitas nuvens à tarde. À noite o céu ainda fica com muita nebulosidade, mas não chove. Máxima de 34° e mínima de 17°.
Quarta-feira (1) ⛅ Sol e muitas nuvens à tarde. À noite o céu ainda fica com muita nebulosidade, mas não chove. Máxima de 33° e mínima de 17°.
Quinta-feira (2) 🌦️ Sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde. Muitas nuvens à noite, sem chuva. Máxima de 30° e mínima de 18°.
Sexta-feira (3) ⛅ Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Máxima de 31° e mínima de 17°.
Sábado (4) ⛅ Muitas nuvens o dia todo, com aberturas de sol. Máxima de 32° e mínima de 21°.
Domingo (5) ⛅ Sol e muitas nuvens à tarde. À noite o céu ainda fica com muita nebulosidade, mas não chove. Máxima de 33° e mínima de 21°.
Fonte: Climatempo
PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
Atenção! O Parque da Cidade estará fechado ao público nesta segunda-feira (29) para serviços de manutenção. A Prefeitura de Itupeva informou que as atividades no local serão retomadas normalmente após as 17h.
Febre amarela. Saúde alerta romeiros da Rota da Fé sobre a importância da vacinação contra a febre amarela. Recomenda-se que os romeiros recebam a vacina contra a febre amarela antes de percorrer áreas consideradas de risco.
Não perca o prazo! Aposentados, pensionistas e beneficiários do Amparo Social ao Idoso têm até 31 de outubro de 2025 para solicitar a isenção do IPTU referente ao próximo ano. Depois desse prazo, os pedidos serão automaticamente indeferidos, segundo comunicado da Prefeitura de Itupeva.
NOS BASTIDORES
🆘 Precisa de ajuda ou quer informar um erro? Clique para falar com o nosso suporte.
📢 Quer anunciar aqui? Fale com o nosso comercial.
QUEM SOMOS
Sobre a Folha de Itupeva
Publicada uma vez por semana, a Folha de Itupeva é uma curadoria dos principais assuntos da cidade, da região, do Brasil e do mundo. Nosso compromisso é com a informação útil, contextualizada e acessível a todos.
Até a próxima edição!