Vigilância em Zoonoses confirma segundo morcego com raiva em Itupeva
O registro acontece após a confirmação do primeiro caso em agosto, quando um morcego da espécie Myotis nigricans foi localizado vivo em uma empresa no bairro da Chave.
A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) de Itupeva confirmou o segundo caso de morcego com raiva no município neste ano. O animal foi encontrado morto em uma residência no condomínio Terras de Santa Tereza e ainda passa por análise para identificação da espécie. Não houve contato com humanos ou animais domésticos. O morador adotou o procedimento correto de ligar imediatamente para a Vigilância de Vinhedo, município vizinho e limítrofe do bairro, para recolhimento seguro do animal.
O registro acontece após a confirmação do primeiro caso em agosto, quando um morcego da espécie Myotis nigricans, que se alimenta exclusivamente de insetos, foi localizado vivo em uma empresa no bairro da Chave. Este foi o primeiro episódio de raiva em morcegos no município em quatro anos.
A UVZ ressalta que morcegos são animais protegidos por lei, e qualquer agressão ou morte desses animais é considerada crime ambiental. Como medida preventiva, a unidade realizará ações de orientação no condomínio Terras de Santa Tereza e reforçará as informações em clínicas veterinárias e unidades de saúde.
O que fazer ao encontrar um morcego
Sempre que um morcego for visto em situações incomuns, como dentro de casas, em quintais, caído no chão ou voando durante o dia, a recomendação é entrar em contato imediato com a UVZ pelo telefone (11) 4591-8527. Até a chegada da equipe, o ideal é não manipular o animal, isolar o espaço ou cobri-lo com um recipiente.
A UVZ disponibiliza gratuitamente a vacina antirrábica para cães e gatos, mediante agendamento pelo site da Prefeitura. O atendimento ocorre na sede da unidade, na Praça São Paulo, nº 233, no Centro, ao lado da Casa da Cultura.