Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos
Como já havia passado pela Câmara, o texto segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em meio a um ambiente político conturbado, o Senado aprovou nesta quinta-feira (7) o projeto que atualiza a tabela do Imposto de Renda para pessoas físicas. A proposta mantém a isenção para quem recebe até dois salários mínimos por mês, o equivalente a R$ 3.036.
A votação foi simbólica, sem registro nominal, e ocorreu logo após a oposição liberar o plenário, que vinha sendo ocupado como forma de protesto. A movimentação dos parlamentares contrários ao governo estava ligada à insatisfação com a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O projeto aprovado no Senado repete o conteúdo de uma medida provisória que poderia perder a validade nos próximos dias. Ao garantir a tramitação da proposta, o Congresso evitou o risco de a isenção perder efeito legal.
Como já havia passado pela Câmara, o texto segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A expectativa do governo é que a medida alivie a carga tributária de trabalhadores de baixa renda e reforce o discurso de justiça fiscal.