Reembolso de descontos ilegais no INSS começa nesta quinta-feira (24)
A devolução será feita em parcela única, corrigida pela inflação (IPCA), na mesma conta em que o benefício é pago.
Aposentados e pensionistas do INSS que foram vítimas de descontos indevidos por entidades associativas têm boas notícias: o reembolso desses valores começa nesta quinta-feira (24).
A devolução será feita em parcela única, corrigida pela inflação (IPCA), na mesma conta em que o benefício é pago, seguindo a ordem de adesão ao acordo proposto pelo governo federal.
Mais de 600 mil beneficiários já aderiram, mas o prazo para garantir o ressarcimento vai até 14 de novembro. O Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destaca que aderir evita gastos com advogados e permite que o segurado ainda possa acionar judicialmente as associações por danos morais.
O governo está investigando as entidades para diferenciar as idôneas das fraudulentas, já tendo bloqueado R$ 2,8 bilhões destas últimas.
Para aderir, o aposentado ou pensionista deve ter contestado o desconto indevido e não ter recebido resposta da associação ou entidade em até 15 dias úteis. A adesão é gratuita e pode ser feita pelo aplicativo ou pelo site Meu INSS, ou nas agências dos Correios.