Portugueses foram às urnas pela terceira vez para escolher novo parlamento
Com 100% dos votos apurados, a Aliança Democrática, coligação de centro-direita do atual primeiro-ministro Luís Montenegro venceu, mas sem força para governar sozinha.
As eleições legislativas antecipadas em Portugal, no domingo (18), deixaram o país com um novo cenário político. Com 100% dos votos apurados, a Aliança Democrática, coligação de centro-direita do atual primeiro-ministro Luís Montenegro venceu, mas sem força para governar sozinha: ficou com 89 cadeiras, longe das 116 necessárias.
O que chamou atenção foi o empate entre o Partido Socialista (PS) e o Chega, partido de extrema direita. Cada um ficou com 58 cadeiras. O Chega, que tinha só um deputado em 2019, agora ocupa um quarto do parlamento.
O PS teve sua pior derrota desde 1987 e perdeu 20 cadeiras. O líder Pedro Nuno Santos anunciou sua saída da liderança partidária logo após o resultado e afirmou que não apoiará um governo liderado por Montenegro. A sucessão no partido deve passar por um congresso extraordinário, e o nome mais cotado é o de José Luís Carneiro, ex-ministro do Interior.
Montenegro já descartou qualquer aliança com o Chega, o que indica que deve tentar formar um governo de minoria. Ainda não está claro se o PS adotará novamente uma postura de abstenção em votações decisivas, como ocorreu em momentos anteriores.
Apesar da frequência de eleições, esta foi a terceira em três anos, a participação subiu, com 64% dos eleitores comparecendo às urnas.
Agora, o país aguarda a definição do novo líder socialista e as negociações para a formação do próximo governo. Pela Constituição portuguesa, uma nova eleição só pode ocorrer a partir do segundo semestre de 2025.
O que mais foi destaque no mundo?
Estágio avançado. O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, de 82 anos, foi diagnosticado com uma forma agressiva de câncer de próstata que se espalhou para os ossos. De acordo com seu gabinete, o câncer parece ser sensível a hormônios, o que permite um tratamento eficaz.
Acidente na Ponte do Brooklyn. Um navio da Marinha Mexicana atingiu a famosa Ponte do Brooklyn, em Nova York, durante uma turnê mundial. No acidente, dois tripulantes morreram e pelo menos 19 pessoas ficaram feridas. A ponte de 142 anos não sofreu grandes danos.
Fim da guerra? O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy se reuniu em Roma com líderes dos EUA e da União Europeia, antes da tão esperada ligação telefônica marcada para hoje entre os presidentes Trump e Putin, sobre o fim da guerra na Ucrânia.