Mortes no trânsito de Itupeva atingem principalmente jovens e motociclistas
Panorama reforça a necessidade de ações contínuas de educação, fiscalização e melhoria das condições viárias.
Ao longo de 2024, Itupeva registrou 14 mortes no trânsito, segundo o Infosiga, principal referência em dados sobre sinistros de trânsito do estado de São Paulo. A maioria das vítimas era homem (86%) e jovem: dez dos óbitos ocorreram entre pessoas de 20 a 34 anos.
As motocicletas estiveram presentes na metade das ocorrências fatais (7 casos). Também foram registrados três óbitos envolvendo automóveis, três atropelamentos de pedestres e uma morte com bicicleta.
O perfil das vítimas mostra que 71,4% eram condutores, 21,4% pedestres e 7,1% passageiros. A maioria dos registros ocorreu em vias municipais (64,3%), enquanto 28,6% foram em rodovias estaduais.
O cenário segue preocupante, apesar dos dados de 2025 apontarem uma tendência de queda. Entre janeiro e maio, foram registrados 59 sinistros de trânsito, incluindo fatais e não fatais — redução de 34,4% em relação aos 90 do mesmo período de 2024. Já o número de mortes caiu de 8, entre janeiro e maio de 2024, para 5 no mesmo intervalo de 2025 — uma queda de 37,5%.
Mais do que estatísticas, os dados refletem perdas humanas e desafios concretos. A maior incidência entre jovens e motociclistas reforça a necessidade de ações contínuas de educação, fiscalização e melhoria das condições viárias.