Itupeva entra no Plano Brasis com foco no mercado internacional de turismo
Aposta em posicionamento internacional deve fortalecer o turismo local e abrir portas para parcerias e capacitação.
A cidade de Itupeva agora está integrada Plano Brasis, junto com outras cidades paulistas. A iniciativa, coordenada pela Embratur em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo, visa promover o Brasil no mercado turístico internacional com foco em estratégias regionais e diagnóstico detalhado por estado.
O evento de lançamento do plano ocorreu na última segunda-feira (21), no Salão Nobre da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), na capital paulista, e reuniu autoridades e representantes de diversas cidades para discutir o fortalecimento do turismo brasileiro no cenário global.
A diretora de Turismo de Itupeva, Neusa Foga, e a assessora de gabinete Simone Barros, representaram o município no encontro.
Durante a apresentação, o Plano Brasis foi detalhado como uma ferramenta de marketing e posicionamento estratégico do Brasil no exterior, com ações alinhadas às características de cada estado.
Para São Paulo, o plano apresenta um panorama adaptado à realidade local, considerando os produtos e experiências turísticas disponíveis e sua atratividade internacional.
O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, ao lado do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reforçou que o momento atual é de valorização do setor, com recordes de visitantes internacionais e crescimento expressivo do turismo.
De acordo com Freixo, somente no primeiro semestre de 2025, São Paulo recebeu mais de 1,3 milhão de turistas estrangeiros, um aumento de 24% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O potencial turístico de Itupeva
O Plano Brasis reforça o papel do turismo como vetor de sustentabilidade, inovação, cultura e geração de renda, fortalecendo o Brasil como destino competitivo no cenário internacional.
A entrada de Itupeva no Plano Brasis foi considerada estratégica pelo secretário de Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Geraldo de Campos Neto:
“Itupeva tem um enorme potencial turístico e a integração com o Plano Brasis é fundamental para alinhar nossa cidade com as estratégias nacionais. O fortalecimento do turismo também representa geração de empregos e desenvolvimento econômico para o município.”
O ingresso de Itupeva no Plano Brasis inaugura uma nova fase para o turismo local, conectando a cidade a uma política pública de alcance nacional e abrindo portas para recursos, capacitação técnica e parcerias que podem impulsionar o desenvolvimento do setor.