Governo de SP quer agilizar licenças para início das obras da Represa São José
O empreendimento começou a ser discutido em 2018, na gestão do então prefeito Marcão Marchi, e desde então passou por etapas de estudos técnicos, avaliações ambientais e audiências públicas.
A Represa São José, considerada fundamental para garantir o abastecimento de Itupeva, foi o principal tema da visita da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL), Natália Resende, neste sábado (30). Ela esteve no município acompanhada do prefeito Rogério Cavalin e do vice-prefeito Isaque Messias.
A expectativa é que a represa assegure autonomia hídrica à cidade pelas próximas décadas. O governo do Estado informou estar empenhado em acelerar a liberação das autorizações necessárias. No momento, a Sabesp aguarda a emissão da Licença de Instalação pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) para dar início às obras.
O empreendimento começou a ser discutido em 2018, na gestão do então prefeito Marcão Marchi, e desde então passou por etapas de estudos técnicos, avaliações ambientais e audiências públicas. Em 2023, o projeto recebeu a Licença Prévia, que possibilitou à Sabesp iniciar o processo de contratação da empresa responsável pela construção.
Durante a agenda em Itupeva, Natália também visitou a Estação de Tratamento de Água (ETA) São José, já em operação para ampliar a capacidade de abastecimento do município.